Pedro Bala

líder dos Capitães da Areia, tem o cabelo loiro e uma cicatriz de navalha no rosto, fruto da luta em que venceu o antigo comandante do bando. Seu pai, conhecido como Loiro, era estivador e liderara uma greve no porto, onde foi assassinado por policiais.

Resumo

Os capitães da areia vivem em buscas de novas oportunidades de roubo para que com isso poção conseguir sobreviver. O primeiro assalto teve uma grande repercussão, pois os moradores ficaram surpresos com a ação daquelas “crianças” e com medo, pois o fato começou a se repetir varias vezes. Por causa disso foi chamada a atenção da polícia, que joga a culpa para o juizado de menores e explica que nesse caso a policia só deve agir em obediência a um pedido do juiz de menores; do juiz de menores, que por sua vez diz que o serviço dele é indicar o local onde os delinquentes vão ficar e não pela captura; e ao reformatório, que relatado por familiares os menores são mal tratados.

Por falta de união desses órgãos esses adolescentes vão vivendo suas vidas com a aventura de cada roubo. O numero de participante cada vez aumenta, e a entrada de uma participante também foi fundamental para o grupo uma garota chamada Dora de 13 anos, por quem o chefe do grupo Pedro Bala se apaixona e torna-a uma valente mulher que sempre esta ao seu lado. Quando são capturados eles são muito castigados, mas consegui fugir e se amam pela primeira vez, logo depois ela morre é marcado o começo do fim para os principais membros do grupo.

Logo após a morte de Dora o grupo se desintegra Sem-perna se mata, o Professor vai para o Rio de Janeiro onde vira um grande pintor, Gato torna-se um malandro de verdade, Pirulito vira frade, Volta Seca se torna um cangaceiro, João Grande torna-se marinheiro, Querido-de-Deus continua sua vida de capoeirista, e Pedro Bala se torna líder revolucionário comunista, assim dando fim ao grupo.